Árvores e Palhas


Quantas vezes em nossa caminhada com Cristo nos sentimos tão inflamados, tão determinados e cheio de coragem que jejuamos, passamos horas falando com Deus, evangelizamos, visitamos e acordamos nas madrugadas. Contudo ao passar dos dias vamos definhando e quando damos conta já nos encontramos desanimados. De certo se não aconteceu com você alguém próximo já lhe contou tal experiencia. Mas porque será que acontece isto?

No salmo de numero 1, o autor nos apresenta dois tipos de pessoas.

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.”


Nestes versos o salmista nos apresenta duas situações diferente uma árvore que é firme e uma palha que hora está em um lugar, hora está em outro. No entanto como saber se estou sendo árvore ou se estou vivendo com palha? Se notarmos bem, o texto no diz que a arvore é constantemente alimentada por está junto ao ribeiro e por isso dá frutos isto é, não se alimenta de qualquer coisa, se alimenta daquilo que ela necessita para esta de pé, da mesma nós para continuarmos firme não podemos beber de qualquer fonte, devemos apenas nos abastecer daquela que Ele nos deixou. Tudo que consumimos em nosso dia a dia era formar as raízes que ira nos sustentar.


A palha não sabe para onde vai nem de onde vem, é carregada mediante o vento a leva. Este é o tipo que pessoa que não orava, não consagrava, mas de súbito começa a frequentar vigílias, fazer jejum de 30 dias... São pessoas que sobem rápido demais, diferem da árvore que cresce lentamente, porém sempre constante. A palha além disso, tem sempre a necessidade de ser levada, precisa ser soprada a todo instante, é uma pessoa que vive de modismo, está sempre em busca de algo novo, correm de um lado para outro e são levados por qualquer conversa que esteja em alta. A árvore não, ela tem raízes, seja o que for, ela permanece ali, no mesmo lugar. Outa característica fundamental é que a palha vive somente para si próprio, entretanto a árvore gera frutos e alimenta aqueles que estão a sua volta. Além do mais a palha é frágil, é pisada facilmente pelos homens, se chove apodrece e não serve para nada, e se seca, uma pequena fagulha é capaz de queima-la por inteiro


Para sermos constantes não podemos viver apenas de ajuntamentos. Como eu, você já deve ter vivido grandes experiencias em congressos, retiros, encontros dentre outros eventos que as igrejas costumeiramente realizam, tais programações são importantes, conquanto não são esses dias que vão lhe fortalecer, o que vai nos fazer criar forte raízes é o tempo que passamos nos alimentamos na nossa intimidade. Com o que você tem gastado seu tempo? Com quem você tem conversado? Nesses tempos de informação rápida e amplo acesso à internet, a pergunta pode ser: Quais influenciadores você tem assistido? que tipo de pagina você tem acessado? Que tipo de conteúdo tem predominado em seu tempo livre? Você pode dizer – eu só vejo pra me divertir, no entanto deixe-me ser claro, se você deseja passar de uma vida de montanha russa para uma vida de intensidade e constância vai precisar mudar o tipo de conteúdo com qual se abastece rotineiramente, mesmo que ao acordar ou ao deitar-se você tire seu tempo para um devocional, pense bem, de que sua mentalidade vai está sendo formada? Dos 10 minutos de Bíblia ou das horas de outros conteúdos? O salmista diz que quem deseja ser árvore “Na Sua lei medita de dia e de noite” são pessoas que mergulham profundamente nas escrituras, quando precisa de um conselho é na palavra de Deus que elas buscam. Não que vez ou outra não podemos no entreter, mas á questão é onde depositamos nossas energias, é onde nos aprofundamos. Viver uma vida constante com Cristo é estar todo tempo ligado nEle, você não precisa passar 24 horas lendo a Bíblia, contudo o resto de seu dia você passa desempenhando uma mentalidade baseado no que está escrito, você ouve louvores, assiste pregações, participa das reuniões da igreja, lendo algo que edifica sua fé. Aquilo que você está investindo mais do seu tempo, tem contribuído para uma rotina de árvore ou de palha?


Livre -se de todas as distrações e tente pensar e consumir somente aquilo que vem do alto, visto que o tipo de informação que alimentamos nossa mente no dia-a-dia é que vai dizer se seguimos cravados no chão, ou se vamos ser levados para qualquer direção, se você quer ser árvore plantada junto ao ribeiro, mergulhe e invista tempo nas palavras que Ele nos deixou.


Por: Anthoni Xavier Firme

Biomédico,

Direto da AlfaLab Medicina Laboratorial,

Ministro do Evangelho.


#AnthoniXavierFirme

Por Trás do Blog
novas logos departamentos CBMB.png
Conheça a CBMB
Logo CBMB Chapada.png